Alguns de nós certamente já ouviu a frase abaixo em alguma momento de nervoso ou em desequilíbrio:
-Respira! Calma! Respira!
“Como assim? Eu estou respirando!” Você pode pensar.
Você sabia que:
A forma como respiramos mostra nosso estado emocional, se estamos mais ansiosos ou agitados a nossa respiração será mais rápida e curta, se estamos mais calmos e serenos a nossa respiração tenderá a estar mais lenta e profunda.
Se a forma como respiramos demonstra nosso estado emocional, será que se respirarmos de maneira mais lenta e profunda nós iremos nos acalmar?
“A inspiração está mais conectada com o lado ativo do sistema nervoso autônomo, chamado simpático, enquanto a expiração está mais conectada com o lado calmante do sistema nervoso autônomo chamado parassimpático”, ensina Marcos Rojo Rodrigues, PhD em Ciência do Yoga (Índia) e professor do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (USP).
Conforme descrito acima, sim a respiração pode nos acalmar!
Vamos lá te convido a fazer o teste agora.
Para por um momento e faça uma inspiração profunda, segure pelo tempo que conseguir os pulmões cheio de ar, agora solte lentamente. Repita quantas vezes achar necessário e sinta seus benefícios.
Eu mesma enquanto escrevia essas palavras fiz o exercício, e para mim foi relaxante.
Como foi para você? Conseguiu se acalmar?
Como a respiração pode te ajudar?
Existe um grupo de células que fica na região que conecta o cérebro a medula espinhal ou seja no bulbo neural chamado de Complexo pré-Botzinger, esse grupo funciona como um marca-passo da respiração, ele automatiza a nossa respiração para que não precisemos pensar para respirar.
O Complexo de pré-Botzinger se comunica com o locus coeruleus (LC), uma região responsável pelo nível de alerta, ou seja, o estresse do indivíduo.
Respirar fundo e lentamente vai gerar alterações no Complexo, essas alterações vão gerar impulso elétricos que serão enviados para o locus coeruleus, todo esse processo tem a capacidade de acalmar.
Essa descoberta foi feita por cientistas da Universidade da Califórnia e publicada pela revista Science.
Existem inúmeras técnicas de respiração, de varias vertentes diferentes, todas elas sem exceção podem acalmar a nossa mente, serenar nossos pensamentos e diminuir a ansiedade, mas a que vou indicar a seguir é a mais simples.
Respire prestando atenção, com consciência no ato de respirar!
É extremamente poderoso, faça por apenas um minuto e verá a diferença em sua concentração, diminuição da ansiedade e do stress.
Caso se torne um hábito os benefícios são muito maiores, não precisamos apenas esperar uma situação de stress para respirar, ela pode se tornar parte da nossa rotina para evitar situações de stress.
Não que as situações não vão mais acontecer, mas que a nossa postura frente a essas situações vai mudar.
Minha sugestão é: comesse com apenas 1 minuto por dia, coloque o time no celular ou em alguma outra ferramenta.
Com o tempo conforme vai se sentindo confiante e preparada (o), você pode aumentar a frequência no dia, para quantas vezes você achar, meu conselho aqui é que seja aos poucos.
Você pode também ir contando as suas respirações, isso ajuda a ficar consciente e prestar a atenção na respiração. Eu geralmente conto até 5, mas você acha qual contagem fica melhor para você.
Experimente e me conte como foi.
Você já respira de forma consciente, conte aqui nos comentários como é a sua experiencia e se tem alguma dia para nos dar.
Com carinho
Flávia
0 comentário