Todos nós, em algum grau, percebemos a energia predominante no ambiente e até mesmo nas pessoas. Quer identificamos de forma clara, ou quer trazemos sensações em nosso corpo, que podem ser boas ou ruins.
Alguma vez, você já entrou em um ambiente no qual se sentiu muito mal? Ou no qual se sentiu muito bem?
Se a resposta foi sim, então você conseguiu perceber a energia do lugar!
Não é nada místico ou espiritual, é natural do ser humano, alguns percebem mais e outros percebem menos, mas o fato é que todos nós temos essa percepção.
Vamos começar explicando qual a definição de Energia que vamos abordar nesse texto.
Por etimologia a palavra ENERGIA, vem do grego e quer dizer TRABALHO, dois entes ou sistemas físicos “trabalham” e “fazem” energia. Esse resultado pode ser energia térmica, elétrica, eólica, uma reação química ou até mesmo energia gerada pelo corpo humano chamada de bioenergia.
Portanto a energia é estudada por diversas áreas do conhecimento, como a física, química, biologia, economia e também a física quântica.
Essa última nos traz uma definição, um tanto quanto diferente de matéria, ela, a física quântica, diz que apesar de parecer que a matéria é algo sólido, na verdade, não é!
Farei breve resumo, pois o assunto é extremamente amplo e complexo, vou pontuar aqui algumas descobertas recente da Física Quântica, sem me ater as explicações científicas, apenas para ilustrar o que quero dizer.
Um átomo não é a menor partícula da matéria, ele é composto por partículas subatômicas, que são compostas por “pacotes de ondas” energéticas, que ainda são compostas pelas supercordas vibratórias, das supercordas chegou-se à energia de fundo, ou vácuo quântico, quanto mais profundamente os experimentos científicos chegavam, esperando talvez encontrar matéria, o que foi encontrado foi vibração ou energia. Com essa explicação percebemos que no fundo não existe matéria, tudo é vibração. O elétron vibra tão rapidamente, cerca de quinhentos trilhões de vezes por segundo, e se tudo que existe é formado por átomos, então o universo seria uma sinfonia de sons e cores.
“O universo não é feito por coisas, mas por redes de energia vibracional, emergindo de algo ainda mais profundo e sutil”, frase dita por W.Heisenberg.
Parece um pouco complicado de entender com a mente racional que nos diz que esse celular que uso todos os dias para me comunicar é matéria, pois ele é duro, como ele poderia ser vibração se eu posso tocar e sentir? Mas sim, tudo é vibração!
Caso queira se aprofundar e ler um pouco mais sobre, de uma olhadinha nesse artigo: Revolução da Teoria Quântica
Agora vamos entrar na segunda parte do título:
Como percebemos a energia?
Se tudo que existe no universo é vibração, como vimos anteriormente, é normal que quando uma vibração for diferente da outra isso seja perceptível, seja sentido por ambas as partes envolvidas, é normal e até esperado que aconteça alguma modificação de estado inicial.
Isso acontece porque as ondas causadas pela vibração se permeiam, se sobrepõem.
Trazendo um exemplo mais real do nosso dia a dia, saindo um pouco das teorias científicas, você, que tem uma certa vibração, entra em uma sala, que também possui uma certa vibração, suas ondas interagem, um influencia o outro, e você como observador percebe uma energia ou vibração, talvez não consiga dar nome ao que está sentindo, você apenas sente.
Como todos somos feitos de energia, de vibração, nada mais óbvio que nós seres humanos percebamos a energia ou vibração do outro com quem nos relacionamos, ou do ambiente que frequentamos.
Quis trazer o pensamento científico para essa reflexão apenas para tirar o misticismo criado em torno de algumas pessoas que se destacam por perceberem com mais clareza as energias em sua volta, as vezes chamamos essas pessoas de sensíveis ou sensitivas.
O que vimos aqui é que essa percepção de energias é algo inerente a todos nós seres humanos, essa percepção é uma das faculdades que temos, alguns tem mais outros menos, como em todas áreas da vida, uns tem mais facilidade para desenhar, uns tem mais facilidade para cozinhar, e para mim em nada difere qualquer uma dessas habilidades cotidianas da habilidade de perceber, “ler” as energias do ambiente e das pessoas.
Fazemos isso o tempo todo, chegamos em uma reunião e as vezes a energia é mais densa e pesada, chegamos em uma festa e a energia é mais leve e alegre. O Contrário também é verdadeiro.
O bom de tudo isso é que quando trazemos a consciência essa percepção, podemos nos relacionar melhor com tudo e todos.
Se você é uma pessoa que se ocupa com bons pensamentos e boas companhias a maior parte do tempo, é mais fácil não ser influenciado por energias que não lhe agradam, você lida melhor com tudo isso e tem mais clareza em que energias estão te fazendo bem, e se não estão como mudar isso.
Se você ainda não consegue manter bons pensamentos a maior parte do tempo e se sente influenciado por energias externas, de forma que seja prejudicial a você, seja energia do ambiente ou de outras pessoas, é importante procurar uma forma de estar mais alerta e presente, serenar a mente, elevar a sua vibração. Nesse artigo explico uma técnica simples, fácil e que pode fazer a qualquer momento, espero que te ajude.
As energias semelhantes estarão próximas, serão fatalmente atraídas!
Então, em qual energia você está vibrando?
Tem alguma experiencia para compartilhar sobre como você percebe a energia? Conte aqui nos comentários.
Tenho uma sequência de aulas sobre esse tema também, da uma olhadinha:
Se quiser falar comigo é só clicar aqui
Com carinho
Flávia
0 comentário