Muito tem se falado sobre Terapias Complementares ou Alternativas e a procura por elas cresce a cada dia, um exemplo disso é noticia abaixo: 

SUS passa a oferecer terapias alternativas para a população

“Por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) , o Ministério da Saúde reconhece oficialmente a importância das manifestações populares em saúde e a chamada medicina não convencional, considerada como prática voltada à saúde e ao equilíbrio vital do homem.”[Fonte:http://www.brasil.gov.br/saude/2017/01/sus-passa-a-oferecer-terapias-alternativas-para-a-populacao]

É com muita alegria que recebo e repasso essa informação.

Mas vejo que poucos sabem o que significam os termos acima citados, quais são os benefícios que podem gerar a nossa saúde.

A medicina convencional era, até pouco tempo atrás, a única opção, principalmente para nós do Ocidente, tendo como comparação os Orientais que usam a Medicina Tradicional Chinesa desenvolvida ao longo de milhares de anos da sua historia.

Vamos começar desmembrando esse conceito enorme: TERAPIAS COMPLEMENTARES.

Primeiro a definição de Terapia:

Do grego therapeía, «tratamento» Meio ou método usado para tratar determinada doença ou estado patológico; tratamento; terapêutica [Dicionário infopédia da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico]

Agora a definição de Complementares:

Que completa; que é ou serve de complemento relativo a complemento;  que se segue ao elementar. [Dicionário infopédia da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico]

Portanto agora temos que as TERAPIAS COMPLEMENTARES são TRATAMENTOS QUE COMPLETAM OU COMPLEMENTAM.

Completam o que?

Completam as terapias ou tratamentos tradicionais, ou seja, a Medicina como a maioria de nós acidentais conhece.

E porque completar a Medicina? Ela já não é um tratamento completo?

A medicina como nós conhecemos atua no sintoma físicos, enxerga o homem como um corpo físico e biológico, de forma isolada e atua diretamente nas doenças, que geralmente não é a causa, é apenas a consequência, é apenas o sinal de que algo não vai bem, é o corpo falando com a gente.

As Terapias Complementares atuam nas causas das doenças, reconhecem o homem como um ser integral: FÍSICO, EMOCIONAL E ENERGÉTICO, onde as suas emoções e estados mentais influenciam e se manifestam como um conjunto, considerando todos os aspectos.

As Terapias Complementares não substituem a medicina tradicional, apesar de ter inúmeras pessoas que se curem completamente com elas. É algo extremamente pessoal. Cabe apenas a você decidir qual o melhor tratamento, mas aconselho a usar tanto uma como a outra, pois elas se complementam, se completam.

Gosto de pensar que tanto a medicina tradicional como as terapias complementares são ferramentas que nos ajudam a chegar a saúde, que estão aqui para servir ao nosso Bem Maior.

Existem inúmeras técnicas e tratamentos, como por exemplo, a acupuntura, florais, aromaterapia, cromoterapia, reiki, homeopatia, arteterapia, musicoterapia, entre outras, pois a lista é grande.

Nesse blog apresento o ThetaHealing, uma técnica de cura energética que atua no nível subconsciente, mudando crenças e padrões negativos que podem nos levar a algumas doenças, explico de forma mais detalhada o que é e como funciona nesse link: Sobre O ThetaHealing.

Nesse outro texto falo sobre os detalhes dos atendimentos e nesse sobre como funciona o atendimento a distância

Espero que tenha sido útil, qualquer dúvida, sugestão ou critica é só deixar aqui nos comentários, que responderei em breve.

Com carinho

Flávia

 

Categorias: Blog

0 comentário

Deixe um comentário

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *