Depois de 2 tentativas de ler o livro: O poder do Agora do Eckhart Tolle, finalmente consegui terminar.

 

Não que o livro não seja bom, na verdade ele é muito bom, mas acredito que fez parte do meu processo entrar em contato com esse conteúdo de forma homeopática, aos poucos.

 

Realmente foi muito intensa a leitura.

 

Na conversa com 2 pessoas queridas sobre esse livro, fiquei sabendo que elas passaram por questões bem parecidas com a minha quanto a demora em ler o livro, então caso você tenha tentado ler esse livro e ainda não terminou, fique tranquila (o) você não está sozinha (o) nessa…rsrs. E se você leu super rápido também compartilha aqui com a gente sua experiencia.

 

Existia uma cobrança interna minha em ler esse livro, e por vezes até desconfortável, mas quando consegui avançar na leitura tive a certeza de que precisava de tempo realmente para assimilar os conhecimentos e pode experimentar e sair do mental para sentir as palavras.

 

O próprio Eckhart diz isso no livro, tem alguns momentos de pausa para meditar sobre o que foi dito no final de cada tópico considerado por ele importante.

 

Bom, agora que você já sabe um pouco mais da minha relação com O poder do Agora, vou falar das minhas impressões e percepções do livro.

 

Primeiro ele é escrito em formas de perguntas, o que eu achei bem interessante, Tolle fez muito seminários, atendeu muitas pessoas individualmente e conduziu muitos grupos de meditação até publicar o livro feito com base nas perguntas surgidas nesse eventos.

 

O que ele compartilha com a gente nas páginas deste livro é algo que foi trabalhado com muita gente e com ele mesmo através do seu processo de iluminação, que aconteceu de uma forma bem diferente da maioria dos mestres. Não vou contar aqui como aconteceu, pois quero fazer uma resenha e não substituir a leitura do livro de forma alguma.

 

Ele chama o livro de um guia para a iluminação espiritual e começa explicando o que é iluminação e a nossa relação com Deus.

 

Vamos entender, segundo a visão dele, como funciona a nossa mente, porque a grande maioria das pessoas tem a tendência de viver no passado ou no futuro e como podemos sair desse círculo vicioso, ele também fala das emoções e como elas contribuem para sairmos do presente.

 

O livro fala sobre uma espiritualidade natural do ser humano e como a nossa vida diária na loucura da sociedade puramente materialista nos desconecta desse algo tão essencial para nós: A conexão com o Divino

 

Ele comenta sobre nossos apegos em objetos, pessoas e até ao sofrimento e em como é possível transcender tudo isso vivendo no Agora. Tem alguns exercícios para experimentar viver no Agora e muitos e muitos convites para deixarmos o passado e o futuro e vivermos presentes.

 

Algumas frases se repetem várias vezes no livro, e a impressão que eu tenho é que quando ele passava esse conteúdo pessoalmente a muitas pessoas elas simplesmente não entendiam o que ele queria dizer, pois ainda estavam apegadas a muitas crenças limitantes e que as condicionaram a pensar daquela forma. Lendo o livro isso aconteceu comigo, em alguns trechos tive que voltar algumas vezes em um determinado ponto. As vezes tive que parar a leitura para retornar com mais frescor e com as informações assimiladas para poder prosseguir.

 

O começo da leitura foi até que tranquila, no meio do livro parecia que não ia acabar mais, mas quando percebi que caminhava para o final ele ficou mais leve de ler, e vinha mais vontade  de entender e quando acabou tive a impressão que poderia ler aquele livro por muito mais tempo.

 

Esse livro me ajudou a lidar com questões em diversas áreas da minha vida, na área financeira, no trabalho, nos relacionamentos familiares e até na minha conexão com o feminino, pois tem uma parte que ele fala diretamente às mulheres durante o período que antecede a menstruação.

 

Por isso recomendo muito que você leia, ele é profundo e prático ao mesmo tempo. Mas vá no seu tempo e se tiver alguma dificuldade fique tranquilo, está tudo bem, aproveite o que conseguir.

 

Te recomendo também refletir sobre o que o Eckhart diz a nós neste livro, veja se faz sentido para você e não aceite cegamente.

 

Para mim muitas coisas fizeram sentido, mas nem todas, porém eu fico com o de melhor que ele me trouxe: É possível viver no Agora, quanto mais tempo eu ficar no Agora melhor vai ser a minha vida.

 

Quero ler novamente daqui um tempo e aí conto para vocês como foi.

 

Mas por agora quero saber, você já leu esse livro? Como foi a sua experiencia?

 

Ainda não leu mais ficou com vontade, conta aqui nos comentários para a gente.

 

Com carinho, Flávia


0 comentário

Deixe um comentário

Espaço reservado para avatar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *